terça-feira, 1 de junho de 2010

A arte de ensinar de quem mais aprova

Professora Maria Célia, proprietária do CEI:
"Educação é uma paixão"
Foto:Ana Amaral/DN/D.A

Em 22 anos de História, o CEI Mirassol se consagrou pelo resultado de seus alunos

Ensinar a pensar. É a que se propõe o colégio CEI Mirassol nos seus 22 anos de história. O que começou como Instituto Infantil de Alfabetização e Artes com apenas 20 alunos é hoje uma potência de ensino em Natal e a escola da cidade que mais aprova no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). "Esse bom desempenho dos nossos alunos no vestibular é resultado do empenho dos nossos professores. São professores envolvidos, entusiasmados. Nosso quadro de profissionais é muito bom", disse a professora Maria Célia Lopes de Andrade, proprietária e fundadora do CEI Mirassol.


O colégio investe na formação dos professores e oferece condições de trabalho e de aperfeiçoamento que resulta no sucesso dos alunos. No início deste ano a escola pagou todos os custos de uma viagem para professores orientadores que passaram oito dias em Portugal conhecendo a metodologia da Escola da Ponte. "O objetivo foi conhecer de perto a metodologia deles e selecionar o que poderia ser aplicado aqui. Foi uma ótima experiência", disse Rosicleide Bezerra de Carvalho, professora-orientadora de Ciências, que participou da viagem.


Um diferencial da escola é que desde a educação infantil os alunos aprendem o inglês como segunda língua atendendo aos anseios da sociedade moderna. A escola também investe no esporte, as oficinas são dirigidas por profissionais qualificados e de destaque em todas as modalidades.

Hoje são 1.497 alunos divididos na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A estrutura da escola conta com cinco laboratórios, três bibliotecas, quadras e um parque aquático, separados em dois prédios no bairro de Mirassol.

Destaque

O Cei Mirassol está lançando este ano o Programa de Iniciação Científica (PIC). O projeto tem como objetivo incentivar a pesquisa na educação básica para que os alunos vivenciem a pesquisa desde cedo e não tenham dificuldades ao chegar à faculdade. Uma seleção destacou 21 alunos do ensino médio que serão orientados por cinco professores nos temas educação e sociedade; saúde e meio ambiente; e energia e tecnologia. Desde o início o interesse dos alunos pelo PIC foi surpreendente e a partir de agora eles terão a oportunidade de produzir ciência para a comunidade.

Perfil

Maria Célia Lopes de Andrade, de 61 anos, é fundadora do CEI Mirassol. Formada em pedagogia com habilitação em supervisão pedagógica e administração escolar, e especializada em educação infantil, a professora começou a alfabetizar quando tinha apenas 16 anos. Dava aulas em casa para outras crianças. Nos anos 70 foi monitora de sociologia na UFRN, e ainda na época da faculdade elaborou um projeto de administração escolar que resultou no Instituto Infantil de Alfabetização e Artes (IIAA). A partir do crescimento e da aceitação do IIAA nasceu o Cei. Hoje ela é diretora do CEI Mirassol, não atua em sala de aula, mas está sempre presente nas aulas de campo. É casada, mãe de três filhos, avó de seis meninas e realizada profissionalmente. "A educação é uma paixão, eu não me vejo fazendo outra coisa", afirmou.

Diário de Natal, 09 de maio de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário