quarta-feira, 26 de maio de 2010

Ministro da Ciência e Tecnologia exalta em Natal programa de iniciação científica do CEI Mirassol


O ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende esteve nesta segunda-feira (24) em Natal para a inauguração do Instituto Internacional de Física e do Laboratório de Física do Petróleo. Ele recebeu das mãos da diretora do CEI Mirassol, professora Maria Célia Andrade, o Projeto de Iniciação Científica (PIC), iniciativa pioneira no Nordeste no que diz respeito à experiência do aluno de ensino médio, em pesquisa científica. O PIC será lançado oficialmente, na próxima quinta-feira, 27, no auditório do CEI Mirassol, às 19h.
Para o ministro Sérgio Rezende, o Projeto é importante para incentivar jovens a serem futuros pesquisadores. “O Brasil tem inúmeros cientistas. No entanto, é preciso criar mecanismos para estimular esses jovens a terem interesse pela ciência. É muito bom ver que a juventude se interessa pela pesquisa, pois eles serão os cientistas de amanhã.”, concluiu o ministro.
O objetivo do Projeto é desenvolver com estudantes alguns princípios da pesquisa, entre eles o exercício de escrever, da leitura e da argumentação, além de estimular a elaboração de estratégias viáveis de solução para problemas de seu contexto de vivência.
O PIC funcionará sob a coordenação da professora Rozicleide Bezerra de Carvalho, que também atuará como Orientadora dos alunos junto aos professores orientadores Amadeu Albino Júnior, Maria da Glória Fernandes Albino, Rosângela Galvão Siqueira, Sérgio Lima, Thadeu Brandão e Ismênia Verônica Barbosa (profª colaboradora).
O Projeto irá trabalhar com três focos temáticos: Sociedade e Educação, Saúde e Meio Ambiente, Energia e Tecnologia. Segundo a equipe do programa, é importante para o aluno do CEI Mirassol essa oportunidade de vivenciar o processo de pesquisa, como forma de continuar construindo uma visão mais crítica, reflexiva e interventiva sobre as questões que envolvem o mundo, a partir de seu contexto de vivência.
Para esse fim, o PIC desenvolverá trabalhos e pesquisas que envolverão estudos, palestras, mini-cursos, oficinas e aulas de campo que acontecerão, aos sábados das 8h às 12h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário